B’nai B’rith prestigia homenagem ao cônsul Ilan Sztulman

Lideranças da comunidade judaica paulista e brasileira se reuniram no jantar organizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo e A Hebraica em homenagem ao cônsul geral de Israel em São Paulo, Ilan Sztulman, que encerra sua missão no país.

Estiveram presentes pela B’nai B’rith: Irene e Abraham Goldstein, presidente nacional, Edgar Lagus, vice-presidente nacional (Região Centro Sul), Fani e Saul Skolnik, presidente da Associação Beneficente e Cultural B’nai B’rith de São Paulo, Adélia Cabílio, que presidiu a entidade paulistana em várias gestões, Gabriel Douek e Uri Politis, do Fórum 18 e Lia Bergmann, assessora de Direitos Humanos.

O presidente da Hebraica, anfitrião da noite, Abramo Douek destacou o fato do Ministério das Relações Exteriores de Israel ter escolhido um brasileiro de nascimento para instalar o consulado geral de Israel em São Paulo, fechado há anos. Como havia dito na homenagem realizada na Câmara Municipal de São Paulo, reiterou que não se tratava de uma despedida, e sim de um até- logo e esperava vê-lo no futuro como embaixador no Brasil.

Mario Fleck, presidente da Fisesp, relatou que Ilan fez muito por Israel e pelo judaísmo, ultrapassando as atribuições diplompáticas, citando: “o exemplo que você nos deu do que significa de fato colocar Israel em nossas vidas, nos estimulou a criar novas relações com outros grupos religiosos e políticos, abriu sua casa para eventos, você foi incansável”.

Claudio Lottenberg, presidente da Conib, lembrou os tempos em que Ilan foi seu madrich na Chazit Hanoar, e quanto seus pais Sima e David influenciaram gerações com seus ensinamentos.

“Fui testemunha das inúmeras iniciativas positivas que você teve”, disse Lottenberg referindo-se a qualidade da diplomacia, importante não só para as autoridades governamentais, mas para a própria comunidade judaica”, disse Lottenberg.

Abraham Goldstein falou sobre o amigo Ilan Sztulman e de como ele recuperou o consulado e estabeleceu em grande estilo uma dinâmica de relacionamento entre a comunidade e o consulado, facilitando a integração em diversos programas que ele mesmo incentivou e ajudou a criar. “Só temos a agradecer e a reconhecer o seu belo trabalho. Esperamos que também leve para Israel a amizade, a boa vontade e a possibilidade de estreitar cada vez mais os relacionamentos para que todos tenham um mundo melhor”.

Para Gabriel Douek e Uri Politis, do Fórum 18, durante seus 3 anos de atuação, o cônsul Ilan Sztulman demonstrou um carinho especial pela juventude judaica de São Paulo. Nós, do Fórum 18, desejamos muito sucesso às novas empreitadas do cônsul llan, que, desde a primeira atividade que organizamos, esteve sempre aberto ao diálogo e à reflexão sobre as mais diversas questões envolvendo o Estado de Israel.

Sztulman agradeceu as homenagens, respondendo que as atividades desenvolvidas nos últimos três anos foram fruto do trabalho de equipe do consulado em São Paulo e da comunidade judaica receptiva e motivada.

Entre as lideranças que prestigiaram o jantar de despedida incluem-se: Jack Terpins, presidente do Congresso Judaico Latino Americano, Rafael Nasser, presidente do Fundo Comunitário, Jaime Blay presidente da Câmara Brasil Israel de Comércio e Indústria e os rabinos Michel Schlesinger e Samy Pinto.

Nesta sexta-feira, às 18h45, haverá um cabalat shabat especial na CIP – Congregação Israelita Paulista em homenagem ao cônsul Ilan Sztulman.

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …

Deixe um comentário