B´nai B´rith e o chamamento à oração pela paz no Oriente Médio

B´nai B´rith e o chamamento à oração pela paz no Oriente Médio

A B´nai B´rith Brasil apoia a iniciativa da B’nai B’rith Argentina de saudar a decisão do Papa Francisco de fazer um chamado à oração para a paz aos judeus, árabes e cristãos que se realizará no próximo dia 6 de junho no Vaticano.

O gesto do Papa Francisco ao convidar para “sua casa” os representantes israelenses e palestinos renova as esperanças de revigorar o processo de paz no Oriente Médio.

A B´nai, firmemente comprometida com o diálogo inter-religioso valoriza e aprecia o esforço do Papa Francisco em continuar sua prédica de diálogo e fraternidade entre os homens e os povos.


Shavuot: a outorga da Torá, a liberdade e a lei

Nesta terça ao entardecer a comunidade judaica inicia as comemorações de Shavuot, que duram dois dias.

Em Shavuot celebramos a outorga da Torá, no Monte Sinai. Isso foi realmente o começo de nossa identidade total como judeus.

Em Pessah, o povo judeu recebeu a liberdade, mas ela só está completa quando recebemos os 10 Mandamentos e a Torá, ou seja, a Lei. O ensinamento divino já mostrava que não há liberdade sem lei.

Mas, celebramos em Shavuot duas festividades: a religiosa e a agrícola, pois em Israel é época de colheita.

Então agradecemos duplamente: pela Torá, joia imaterial que influenciou toda a civilização ocidental, e pelos frutos da terra, uma prova a mais da bondade de D’us.

Esse amálgama do divino com o terreno, que é o sentido da vida judaica reflete-se nesta festa, quando nas sinagogas em todo o mundo livre há serviços religiosos com orações e noite de estudos.

Chag Sameach Shavuot

Lia Bergmann

Com a colaboração de Isaac Dahan – Chazan/Shaliach Tsibur da Comunidade de Manaus

Veja também

Comunidade judaica paulista promove evento pelo Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto

Por ocasião do Dia Internacional em Memória às Vítimas do Holocausto, a Confederação Israelita do …

Deixe uma resposta