B’nai B’rith Brasil condena Resolução da UNESCO sobre Hebron

A B’nai B’rith Brasil condena a mais recente Resolução adotada pelo Comitê de Patrimônio Mundial da UNESCO – Organização para Educação, Ciência e Cultura – na última sexta-feira na cidade polonesa de Cracóvia.

A Resolução considera a cidade velha de Hebron como Patrimônio da Humanidade em Risco, inserindo o local como pertencente à Palestina.

Hebron situa-se na Cisjordania e na cidade velha está um dos locais mais sagrados para o judaísmo, o túmulo dos Patriarcas: Abraham, Isaac e Jacó e suas esposas Sara, Rebeca e Lea.

A este local de culto e oração os judeus foram impedidos de entrar durante séculos. Foi aberto a todas as religiões apenas depois que Israel obteve o controle de Hebron em 1967. A Tumba dos Patriarcas, e em especial o túmulo de Abraham, é importante para as três religiões monoteístas, mas fundamental ao judaísmo.

A nova Resolução da UNESCO menciona o local apenas pelo nome com que é chamado pelos muçulmanos: mesquita de Ibrahim.

Comunicado da B’nai B’rith Internacional destaca que diferentemente de inúmeros locais culturais e religiosos no Oriente Médio, a Tumba dos Patriarcas não está em perigo. Israel é um exemplo, com sua sociedade aberta e tolerante, já que o local sagrado foi aberto a todos os visitantes.

Ao contrário, o Conselho Internacional de Sítios e Monumentos – um órgão consultivo de especialistas da UNESCO 0 assinalou que a proposta palestina em épocas do domínio muçulmano na cidade, com pouca atenção a conexão histórica judaica com Hebron e a Tumba dos Patriarcas. ICOMOS não apoiou a proposta palestina.

A decisão do Comitê de Patrimônio da Humanidade é outro exemplo que mancha a UNESCO e apropria-se da história judaica. Utilizar a comunidade internacional e as suas instituições para ajudar aos palestinos em sua promoção de uma narrativa falsa é um terrível desperdício de tempo e dinheiro, e é mais uma prova dos esforços mundiais por deslegitimar Israel.

O flagrante desprezo da UNESCO pela história do povo judeu deve terminar se a organização deseja ter alguma relevância na preservação das áreas culturais e históricas no futuro, termina o comunicado da B’nai B’rith Internacional.

A recente votação não considerou o parecer do ICOMOS, nem mesmo o da diretora da própria UNESCO ou do secretário-geral da ONU. A B’nai B’rith Brasil condena de forma contundente esta nova Resolução da UNESCO.

Abraham Goldstein
Presidente nacional

Veja também

Comunicado da B’nai B’rith Brasil em relação ao ataque do Irã contra Israel

A B’nai B’rith do Brasil condena o ataque indiscriminado lançado contra o Estado de Israel …