Bíblia e a mitologia de dos Tupinambás em DOIS IRMÃOS – Romance de Milton Hatoum

Até o próximo dia 20 de janeiro estará sendo exibida na Rede Globo a minissérie Dois Irmãos baseada no romance  Dois Irmãos de Milton Hatoum.

O romance de Hatoum também é tema de dezenas de estudos acadêmicos.

Um desses estudos – Dois irmãos e seus precursores: o mito e a bíblia na obra de Milton Hatoum foi realizado  no Departamento de Estudos Orientais da USP  e publicado em 2014 na coleção Judaica da Editora Humanitas /USP.

A partir do ódio e da rivalidade entre os irmãos gêmeos protagonistas do romance, Omar e Yaqub, o ensaio volta no tempo e analisa como a narrativa de Milton Hatoum dialoga, especialmente, com os conflitos da série fraterna do livro do Gênesis da Bíblia (Caim e Abel, Esaú e Jacó, José e seus irmãos) e com o mito dos gêmeos inimigos presentes também na mitologia dos povos tupinambás.

O relacionamento conflitante entre irmãos é um constante leitmotiv, um foco de interesse que se desenvolve de diversas formas ao longo de todo o primeiro livro da Bíblia Hebraica. Hatoum vai à narrativa bíblica, considerada matriz do pensamento ocidental e da memória cultural da Humanidade, pelo impulso do seu tema, logo, ele não parte da Bíblia.

Fruto da dissertação de mestrado de Lucius de Mello no Departamento de Estudos Árabes e Judaicos na Universidade de São Paulo, essa pesquisa teve orientação da Profª. Drª.  Berta Waldman.

Outras informações no site da editora Humanitas: editorahumanitas.commercesuite.com.br

livroluciuscapa

 

Veja também

Mais um encontro inspirador, na B’nai B’rith, com a neuroeconomista Renata Taveiros de Saboia

Ontem, segunda-feira, tivemos mais um encontro inspirador na B’nai B’rith! A neuroeconomista Renata Taveiros de …