A história dos judeus em cinco séculos

A comunidade judaica manauara se fará presente, em peso, na próxima terça-feira (28) a partir das 19h, na sinagoga Beth-Yaacov Rebi Meyr, para o lançamento do livro “Estrela de David no Cruzeiro do Sul”, de Israel Blajberg, e do DVD homônimo produzido por Daniel Mata Roque.

“O título do livro é uma analogia entre as estrelas de David e do Cruzeiro do Sul, significando a contribuição judaica (a estrela de David) para a nação brasileira (o Cruzeiro do Sul). O título também encerra profundo simbolismo porque a constelação do Cruzeiro do Sul foi pela primeira vez identificada e descrita por um judeu, Mestre João, cristão-novo, médico particular da Coroa Portuguesa e astrônomo da esquadra de Cabral”, contou Israel.

Israel Blajberg é acadêmico da AHIMTB (Academia de História Militar Terrestre do Brasil),onde ocupa a cadeira 73 desde 2006. A Academia já editou mais de 100 obras na área da história militar. “Como não existe até hoje nenhum livro, exceto poucos e breves textos esparsos sobre a contribuição dos cristãos novos e brasileiros de origem judaica para as forças armadas, a Conib (Confederação Israelita do Brasil) resolveu participar fazendo a divulgação do tema e concedendo seu apoio cultural à iniciativa pioneira”, explicou o autor.

Junto com o livro, também será lançado o documentário homônimo. “Com o apoio da Pátria Filmes, através do produtor Daniel Mata Roque, autor de diversos documentários sobre a história da FEB (Força Expedicionária Brasileira) e temas correlatos, procuramos atingir um público maior, até porque o livro tem mais de 600 páginas, já o documentário, em 70 minutos, dá uma ideia bastante abrangente da história dos militares brasileiros judeus de todas as épocas”, disse.

O documentário foi selecionado em 2016 para a Mostra Competitiva do 1º Festival de Filmes Militares promovido pelo CComSEx (Centro de Comunicação Social do Exército), em Brasília. Baseado no livro, o trabalho oferece um corte histórico ao longo de cinco séculos, desde a chegada das caravelas de Cabral até as Forças de Paz no Haiti, com depoimentos de soldado a general, da ativa e da reserva, material de arquivo e contribuições de veteranos, historiadores, familiares, formadores de opinião, estudiosos e dirigentes de entidades.

O primeiro de uma série, do Programa de Lançamentos 2017, e será repetido em diversas cidades de Norte a Sul do país e no exterior, em um calendário que está sendo montado com apoio da AHIMTB, CONIB e outras entidades militares e judaicas.

O DVD pode ser adquirido através do site www.patriafilmes.com, e o livro pelo e-mail: ahimtb.rio@hotmail.com
www.jcam.com.br

Amazonas

Veja também

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, da CNN, sobre sua recente viagem a Israel a convite da B’nai B’rith

Para quem perdeu a excelente live de ontem, com o depoimento do jornalista Caio Junqueira, …